5[+2] maiores vantagens de fazer um consórcio

2018-10-30T20:24:51+00:00

O consórcio é hoje a melhor opção que existe para quem deseja realizar uma compra planejada com a garantia de segurança e economia. Se você está pensando em se organizar para adquirir um imóvel, um carro, equipamentos eletrônicos ou até uma grande viagem, é fundamental que você conheça o consórcio e compreenda bem as suas vantagens.

Ele funciona como uma poupança em grupo, o que possibilita que você conquiste a sua carta de crédito meses antes de finalizar o pagamento das prestações, por exemplo, já que as contemplações são realizadas via sorteio mensalmente a partir do valor já acumulado entre os participantes.

Pensando nisso, reunimos neste texto as 6 maiores vantagens de se fazer um consórcio para viabilizar os seus investimentos para que você possa realizar grandes sonhos. Confira abaixo.

1 – Sem pagamento de valor de entrada

Uma das grandes vantagens do consórcio comparado aos financiamentos é que não é necessário pagar nenhum valor de entrada. Por ser considerado como uma poupança coletiva, todos os participantes do grupo tem exatamente as mesmas chances e as mesmas obrigações.

Por isso, o valor de crédito é dividido integralmente em parcelas fixas mensais, já com todas as taxas inclusas.

2 – Sem cobrança de juros

Não é feito nenhum acréscimo de juros, como os bancos costumam fazer em empréstimos e financiamentos. Isso mesmo, você não vai pagar juros. Quer motivo melhor que esse?

O consórcio é um autofinanciamento onde o dinheiro para retirar na carta de crédito vem da junção das parcelas de todos os consorciados do grupo, como já explicamos anteriormente. Em vista disso, a única taxa paga no consórcio é a de administração que variam de administradora para administradora, e são realmente muito baixas!

São cobradas apenas uma taxa pelo trabalho de gestão e administração do consórcio e uma taxa referente ao fundo comum, que garante a estabilidade do grupo caso ocorra alguma inadimplência por parte de algum participante, assim as contemplações não são prejudicadas.

3 – Planos para todos os bolsos

Existe uma variedade bem grande de opções de planos para consórcio, e você pode encontrar uma com parcelas que caibam exatamente no seu bolso, sem precisar fazer grandes malabarismos com o orçamento no final do mês.

Além da flexibilidade nas parcelas, você também pode escolher o prazo que for melhor para você: algumas administradoras oferecem de 12 até 100 meses para pagar seu consórcio. Uma excelente vantagem que comprova que realmente o consórcio é para todos!

4 – Ele te dá o poder de compra a vista

Ao ser contemplado com a carta de crédito, você terá o valor total do consórcio disponível para realizar uma compra à vista. E, é claro que você sabe, que vale muito mais a pena negociar com o valor total em mãos. Isso é indiscutível.

Dessa forma, você tem o poder de barganha por descontos, que normalmente são bastante vantajosos, gerando uma grande economia para o seu bolso. Quem sabe até irá sobrar alguma diferença. Com o dinheiro na mão, isso vai depender unicamente do seu poder de persuasão, então vá se preparando.

5 – Liberdade para utilização do crédito

Como o plano do consórcio tem como objetivo acumular determinado valor para viabilizar o seu objetivo de investimento, ao ser contemplado você não precisa necessariamente se prender ao bem que planejava comprar lá o começo. Assim como não existe nenhuma obrigação quanto ao fornecedor também.

E além disso, se preferir, poderá esperar até a quitação e contemplação de sua cota para resgatar seu crédito em dinheiro, e utilizar da forma que desejar. Quem manda no seu dinheiro é você. Interessante, não é mesmo?

6 – O crédito é sempre atualizado

Ao longo do período de duração do consórcio podem acontecer reajustes do valor do bem ou serviço que você planeja comprar e tudo bem, pois quando isso acontece, a administradora realiza os cálculos das atualização também no valor do consórcio a partir das próximas parcelas. De acordo com o que já foi previsto no contrato.

Assim, caso você esteja no consórcio para adquirir determinado veículo, e o mesmo recebe um reajuste no valor de vendas, esse reajuste é repassado para o valor total do consórcio. Da mesma forma acontece com imóveis, caso valorize, consequentemente o valor da carta de compra será atualizado. Funciona assim para qualquer modalidade.

7 – Você se obriga a poupar dinheiro e para de gastá-lo com bobagens

Muitas pessoas sentem dificuldades na hora de segurar o dinheiro na conta, isso porque a decisão de compra costuma ser emocional, e quanto menor o preço do objeto de compra, mais fácil o nosso impulso em concretizar a ação.

Uma comprinha aqui e outra ali, mais um imprevisto no meio do mês, com o qual você precisou despender de um gasto que já não estava previsto no seu orçamento e pronto: virou o mês zerado, sem poupar absolutamente nada.

E como ficam os planos para o futuro? Com certeza será necessário criar o hábito de poupar algum dinheiro caso você queira realizar algo na sua vida.

O consórcio pode lhe ajudar muito com isso, no momento em que ele possui uma parcela que cabe no seu bolso e você tem a obrigação de pagar um boleto todos os meses, esse dinheiro não fica a sua disposição e você acaba se obrigando a poupar. Para muitas pessoas que chegam até nós acaba sendo inclusive a única saída para fazer alguma economia na vida.

Com todas essas vantagens você garante mais economia na sua compra

É claro que você já percebeu ao longo dessa leitura o quanto é um caminho econômico para realizar as aquisições que exigem um maior empenho. Flexibilidade, segurança e economia são palavras que representam bem a oportunidade de investir em um consórcio.

A escolha mais sensata para quem busca se organizar financeiramente para grandes conquistas, com planejamento e uma estratégia realmente inteligente.

Ficou interessado em fazer o seu? Para saber tudo sobre como funciona o consórcio leia este artigo em que explicamos mais afundo: Entenda de uma vez por todas como investir em um consórcio.