Vai viajar? Dicas valiosas de como pegar a estrada tranquilo neste final de ano e aproveitar a viagem

2018-12-06T13:33:34+00:00

Chegando as festas de final de ano, junto com o verão aqui no Brasil, é comum bater aquele desejo de colocar a família no carro ou juntar os amigos para rachar a gasolina e desbravar as estradas rumo ao litoral, não é?

Afinal, nada mais justo após um ano de dedicação e trabalho duro do que ter uma folguinha para relaxar e recarregar as energias, curtindo bons momentos em meio a natureza com pessoas especiais, aguardando a chegada de um novo ciclo que se inicia com o próximo ano.

Para que tudo corra bem são necessários alguns cuidados com a manutenção do seu veículo, afinal, os trajetos podem ser longos, demorados e, caso o automóvel não esteja em condições ideais, problemas sérios podem ocorrer.

Por isso, além do checklist da bagagem, é importantíssimo que você realize um checklist de revisão do seu carro antes de pegar a estrada. Pensando nisso reunimos aqui algumas dicas valiosas para lhe ajudar a se preparar para que corra tudo bem na sua viagem de final de ano.

Por que fazer a revisão antes de viajar?

O carro é uma máquina e precisa de todas as engrenagens funcionando adequadamente para evitar qualquer problema. Realizar revisões periódicas no seu veículo é de grande importância, principalmente as recomendadas pela fábrica.

Sobretudo, se já faz algum tempo que você realizou a última revisão, aconselhamos que visite novamente o seu mecânico ou concessionaria em até 15 dias antes da viagem. Assim, caso haja algum ajuste necessário para garantir a segurança da viagem, vai ser possível resolver com tranquilidade.

Existem alguns problemas que aparecem somente com o carro em alta velocidade, portanto pode ser que você não perceba nada de estranho ao utilizar seu carro no dia a dia. Mas não se iluda, pois pode ser que ao pegar a estrada para viajar ele comece a demonstrar algum problema.

Realizar uma revisão no seu carro é a melhor forma de prevenir acidentes nas estradas. Em épocas de grande movimentação, como feriados prolongados ou férias escolares, as rodovias registram tráfego maior de veículos e, também, um número bem maior de acidentes, muitos deles que poderiam ser evitados com medidas preventivas de segurança.

A revisão preventiva não só garante a segurança da sua família na estrada como também preserva as condições do veículo. Se todas as peças estiverem em perfeitas condições, o carro trabalhará de forma eficiente, economizando combustível, e saberá responder a situações de emergência, como freadas bruscas e ultrapassagens.

Cuidados pré viagem

No que você precisa ficar de olho antes de realizar a viagem:

  • Conferir a Documentação

Antes de qualquer outro item, é importante checar se a CNH do motorista não está vencida, suspensa ou com qualquer irregularidade. Também confira se está tudo certo com a documentação do seu veículo e se ele está licenciado. Uma boa dica é armazenar a versão digital desses documentos dentro de um aplicativo no seu celular. Se estiver tudo em dia, é hora de revisar o carro!

  • Verificar o óleo do motor

Tão simples e tão importante, a verificação do óleo do motor ajuda a prevenir diversos problemas com a sua lubrificação. Se um motor não está sendo bem lubrificado, ele pode até fundir, gerando graves problemas e grandes prejuízos.

Sempre que for fazer a verificação do óleo, faça quando o carro estiver com o motor frio para evitar equívocos. Caso esteja abaixo do nível indicado, faça a troca imediatamente antes de seguir viagem e verifique se não há vazamentos. Se a cor do óleo estiver preta e gelatinosa, é outro indício que a troca é necessária.

Caso o período previsto para a próxima troca do olho estiver perto da data da viagem, faça antes de pegar a estrada. Você precisa levar em consideração a quilometragem que irá percorrer para ir e voltar do destino e mais o que pretende passear por lá. Melhor garantir antes e evitar correr riscos, não é?

  • Conferir a água do radiador

Sabe aqueles problemas com o carro que fazem uma fumaceira gigantesca sair pelo capô? Então, isso é o carro fervendo devido a falta de água no radiador ou do líquido de arrefecimento. O radiador mantém o motor frio, por isso a água é tão importante.

Antes de fazer a checagem, garanta que o carro não foi desligado recentemente, pois a tampa estará bem quente e o líquido pressurizado, o que pode causar queimaduras graves. Caso esteja quente, espere o carro esfriar um pouco para dar sequência na análise de mais uma manutenção importante para o veículo.

  • Conferir o estado dos pneus

Cheque os pneus! Não importa a circunstância, se for uma viagem curta ou longa, os pneus são essenciais para que o carro passe segurança para o motorista. A verificação envolve diversos pontos importantes como: calibragem, estado de conservação, se está careca ou não e o tempo de vida em que ele está rodando.

Analisar o estado geral do pneu é necessário pois evita derrapagens em estradas e rodovias e também a tão temida aquaplanagem.

  • Realizar o alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas

Outro cuidado importante é realizar uma boa geometria e balanceamento. Esses procedimentos evitam que seu carro fique puxando para determinada direção, isso faz com que os pneus não sejam gastos irregularmente e melhora a economia de combustível do seu veículo.

  • Revisar todas as lâmpadas do carro

Para viagens noturnas, principalmente, fazer a verificação das luzes é de extrema importância. Verifique todas as lâmpadas, como os faróis, lanternas, luzes de freio, luz de ré e setas. Isso garante mais segurança durante o trajeto, além de evitar multas.

No caso de alguma lâmpada queimada, não se preocupe: o procedimento é bem simples e não leva mais do que 5 minutos, além de ser barato. Você pode adquiri-las em lojas de peças automotivas.

  • Conferir as condições dos limpadores e desembaçadores

Outro ponto essencial é conferir se o limpador de pára-brisa está em boas condições para enfrentar chuva. Caso a palheta esteja deixando riscos no vidro, vale a pena fazer a troca. As borrachas também podem ficar ressecadas por conta do sol, então você pode usar um pano úmido para diminuir o atrito.

Lembre de usar um fluido feito para vidros do carro na água do limpador e fique atento: não é recomendado usar detergentes de pia comuns, o barato pode sair caro como você já deve saber.

  • Certifique-se de levar os itens de segurança

Antes de sair com o carro para a sua viagem, verifique se todas as ferramentas do veículo estão em ordem, principalmente aquelas que você pode precisar se ficar empenhado durante a rota.

Em caso de furar um pneu, por exemplo, você vai precisar ter um macaco a disposição no veículo, assim como o estepe em boas condições e calibrado. E é importante garantir um triângulo de sinalização, válido para qualquer situação de necessidade em meio a estrada.

Confira também se o extintor de incêndio está nas condições adequadas e dentro do prazo de validade. Outra dica interessante é levar no carro uma garrafa de água em caso de emergência com o radiador.

Não possuir algum desses equipamentos obrigatórios, mantê-los mal conservados ou em desacordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é uma infração grave, além de um descuido perigoso.

  • Viajar com crianças a bordo

A ONG Criança Segura, especializada na prevenção de acidentes com crianças e adolescentes, indica o uso de algum dispositivo de retenção (bebê-conforto, cadeira, assento elevatório) até os dez anos ou ao atingir 1,45 m (o que chegar antes). O dispositivo precisa ser certificado e adequado a cada etapa de desenvolvimento.

Os modelos de assentos para cada fase são:

  • Cadeiras do tipo bebê-conforto ou conversível (de 0 a 13 kg ou aproximadamente 1 ano de idade);
  • Cadeira de segurança ( de 9 a 18 kg ou entre 1 e 4 anos);
  • Assento elevatório ou “booster” e cinto de três pontos (de 15 a 36 kg ou aproximadamente entre 4 e 10 anos);
  • Acima de 36 kg, com no mínimo 1,45 m de altura e cerca de 10 anos, a criança pode usar apenas o cinto de três pontos do carro.

Prenda firmemente a cadeira de segurança. Se instalados de forma incorreta, aumenta o risco de lesões graves em caso de acidente. Tenha certeza de que o cinto esteja passando nos locais corretos do equipamento. Se possível, dê preferência a utilização de cadeirinhas com fixação Isofix, que é comprovadamente mais segura na retenção. A cadeirinha não deve mover-se mais que 2 cm de um lado para o outro.

  • Viajar com pets a bordo

Se você deseja incluir seus animais de estimação em sua viagem de carro, fique atento: assim como todos os passageiros, os pets também precisam de cuidados para garantir conforto e segurança nas estradas.

Caixas de transporte, cadeirinhas e cintos de segurança para pets são ótimas opções para manter a segurança deles dentro do carro. Em relação às caixas de transporte, é importante que sejam arejadas e permitam que o animal possa girar em torno de seu próprio eixo para ficar confortável.

As caixas também não podem permanecer soltas no interior do veículo. O ideal é que fiquem presas ao cinto de segurança do carro ou que sejam colocadas no chão para que não se desloquem durante o trajeto.

O importante é verificar qual é o acessório mais adequado para o tamanho e temperamento do pet. Para os gatos, por exemplo, que são mais assustados, o ideal é que passeiem dentro das caixas de transporte. Já os cães de porte grande ficam confortáveis com o cinto de segurança com peitoral bem reforçado. As fivelas e os assentos são indicados para os cães de porte médio ou pequeno.

  • Organizar a bagagem no carro

Duas coisas são importantes na hora de acomodar as bagagens: a primeira é que ela não pode atrapalhar a visão do motorista, portanto nada de colocar bagagens até o teto e impedir a visão traseira através do espelho central.

A segunda coisa é acomodar a bagagem com o peso de forma proporcional dos dois lados, isso evitará que o carro puxe mais para um lado do que para o outro e aumentará a vida útil dos pneus.

Cuidado também com o excesso de peso das bagagens, pois o consumo de combustível aumenta, em média, a cada 40 quilogramas que você acrescenta a mais de peso no transporte. Por isso, evite levar peso desnecessário. Além de deixar seu carro mais pesado e exigir mais do motor, irá gastar mais combustível e encarecer a sua viagem.

  • Garantir o tanque cheio

A última parada depois de completar este checklist é um posto de gasolina de confiança para sair da cidade de tanque cheio. Especialistas indicam abastecer o carro novamente toda vez que o nível de gasolina chegar na metade e a distância do seu destino ainda ultrapassar 100 km.

Se a viagem for ultrapassar duas horas de duração, leve garrafas de água e lanches rápidos, principalmente se estiver com crianças e/ou idosos no carro. Malas prontas e veículo revisado? Agora é só ter cuidado e curtir seu passeio! Veja abaixo os cuidados ao longo da viagem e como agir com imprevistos.

Cuidados durante a viagem e o que fazer em caso de acidente

Ao longo da viagem também existem alguns cuidados que você pode tomar, como ficar atento aos avisos do painel, evitar dirigir cansado – faça paradas ou reveze com outro motorista – pois a propensão a acidentes é maior. Vale lembrar que é essencial estar sempre atento e respeitar as sinalizações na estrada, além do uso obrigatório do cinto de segurança por todos no carro, evita multas e pode salvar vidas.

Mesmo que você tome todos os cuidados, sabemos que o fluxo de carros na estrada é realmente intenso para as festas de final de ano, ainda podem acontecer acidentes no caminho. Tente conter o nervosismo: imprevistos sempre acontecem e você não tem como evitar todos eles.

Entre em contato com a sua corretora de seguros para receber toda assistência necessária nesse momento. Ainda não fez o seguro do seu carro? Evite correr riscos desnecessários, como um pequeno acidente no percurso que pode detonar com o restante da sua viagem.

Conte com a UNE Seguros para proteger o seu veículo e saia para viajar tranquilo, assim, mesmo que aconteça algum imprevisto pelo caminho você terá a segurança que será atendido pela assistência 24 horas. Quer saber mais? Entre em contato agora.

Aproveite o final de ano sem perturbações! Curta cada momento da sua viagem com as pessoas que ama e compartilhe experiências inesquecíveis! Desejamos a você ótimas férias e que em 2019 você retome suas atividades com força total!